Siga também Facebook - Badminton Piauí

Parceiros

Monitoramento de atletas durante a pandemia foi apresentado nesta terça



Desde o ano passado, atletas estão sendo monitorados pelo grupo da UFPI, o GIMMEE, através do LABDEM, que é coordenado pelo professor Dr. Fabricio Rossi, visando coletar informações sobre o desempenho dos atletas com os treinos realizados.

Este acompanhamento serve para dar um feedback para elaboração dos treinos visando o melhor desempenho dos atletas ao ajudar o técnico entender o que acontece com os atletas por meio do monitoramento.

No último dia 24 de junho um grupo de atletas foi selecionado para acompanhamento do efeito da pandemia na rotina de treino.

Segundo o professor Dr. Fabricio Rossi, todos sabemos que a rotina altera bruscamente com a pandemia, os índices de desempenho caem, mas ainda não existia nenhum estudo realizado neste sentido.

O professor apresentou aos atletas a importância de realizarem atividade física para saúde e a continuidade destas atividades mesmo em momentos como o que estamos vivenciando para que tenham qualidade de vida, visto que a OMS preconiza um período de 150 minutos semanais de atividade física para uma vida mais longa e saudável, ou seja uma maior expectativa de vida e um envelhecimento com mais saúde, tudo isso atrelado a uma alimentação saudável.

atletas, professor, grupo, Rossi, Fabricio, visando, sobre, informações, coletar, coordenado, GIMMEE, sendo, estão, passado, monitorados, através, Desde, LABDEM

Com o monitoramento por meio de acelerômetro foi possível verificar não só o atual nível de atividade física, mas também da qualidade do sono.

Os resultados durante a pandemia foram comparados com os resultados colhidos em 2019, neste mesmo período, onde os atletas estavam se preparando para as competições. Com a pandemia, o tempo de atividade moderada vigorosa foi diminuído (e esta atividade é o que o atleta acumula e que faz seu desempenho melhorar), teve um aumento no nível de sedentarismo significativa (indo contra as recomendações da OMS, onde se preconiza diminuir o tempo do comportamento sedentário), a qualidade do sono não foi alterada, embora tenham modificado suas rotinas com horários onde passam a dormir mais tarde que o de costume. Já o nivel de atividade leve permaneceu o mesmo, porém houve queda também no nível de atividade moderada.

atletas, professor, grupo, Rossi, Fabricio, visando, sobre, informações, coletar, coordenado, GIMMEE, sendo, estão, passado, monitorados, através, Desde, LABDEM

atletas, professor, grupo, Rossi, Fabricio, visando, sobre, informações, coletar, coordenado, GIMMEE, sendo, estão, passado, monitorados, através, Desde, LABDEM

Mesmo participando das aulas online, o atual nível de atividade deve ser melhorado pelos atletas com corridas em local de pouca circulação de pessoas para que não percam muito e tenham um retorno sem grandes prejuízos.

Foi uma apresentação bastante proveitosa conscientizando os atletas da importância de se manterem ativos, neste período, terem uma boa alimentação e nos horários corretos, sem saltar nenhuma das refeições, além disso, por ser o sono reparador das energias, devem buscar dormir sem alterar os horários habituais.


Badminton Piauí
Rua Alencar Vieira nº 2621 Parque Itararé
Dirceu Arcoverde - Teresina – PI
Todos os direitos reservados a badminton piaui. reprodução proibida sem prévia autorização.
Sites, Lojas Online e Marketing    Plataforma Webstudio - Plataforma de E-commerce e CMS
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads